Conheça As Universidades Americanas

O sistema de Ensino americano – diferentemente do sistema brasileiro, que tem divisões e subdivisões, como o MEC, órgão federal de educação que tem controle sobre todas as escolas e universidades brasileiras, responsável também por validar cada curso e universidade, através de sistemas de avaliação como o Enade, e seus diferentes níveis (grau tecnólogo, graduação), nos Estados Unidos eles têm o CHEA – Conselho de Reconhecimento para Educação Superior, que é uma organização não governamental (ONG), dividido em 5 conselhos regionais responsáveis por avaliar o ensino das universidades americanas e reconhece-las como universidades.

Devido ao elevado número de instituições, aproximadamente 4 mil, não é possível para nós detalhar cada uma delas. Então foram criadas ferramentas que a partir do cruzamento de dados de preferência do aluno que se candidatará a uma vaga, chegam a possíveis instituições para esse aluno, com base em suas escolhas pessoais.

Ex.: Posso procurar uma universidade que tenha curso de Design, especificamente em Nova York, e por querer desenvolver também a atividade de esgrima.

O processo de candidatura é longo, e leva em média 9 meses para ser concluído. É dividido em ao menos 7 etapas: Application forms, Testes Padronizados, Testes de Idioma, Essays, Histórico Escolar, Cartas de Recomendação e Entrevista. A ideia das instituições do EUA ao fazer o processo desse jeito, é selecionar seus futuros alunos a partir das particularidades daquela universidade, se o seu perfil combina ou não com aquela instituição.

Atenção: Mesmo existindo etapas comuns a todas as universidades, cada instituição tem as suas particularidades no processo, portanto, fique atento. Algumas universidades têm sistemas próprios (e não utilizam o Common Ap) e algumas pedem cartas de recomendação de professores e até de amigos. Após escolher as universidades que você deseja se candidatar, informe-se também sobre as particularidades de cada uma.

Sabendo disso, agora, tente achar universidades de acordo com o seu perfil. Essas escolhas são importantes para definir seu destino em uma instituição americana!

Através da ferramenta Big Future College Board você consegue escolher universidades a partir de suas preferencias e do que você faz. O site é intuitivo, e você tem a opção de refinar a sua busca através das diversas opções disponíveis.

Mas atenção na hora da busca: Nem sempre os nomes de um curso são chamados da mesma forma que conhecemos aqui, e também podem ser chamados de formas diversas, e por suas devidas ramificações

Ex.: Design por exemplo aqui no Brasil pode ser chamado também de Desenho Industrial. Nos EUA, eles são comumente chamados diretamente por sua habilitação: Fashion Design, Graphic Design, Interior Design, Industrial Product Design, Visual Communications, etc.

Translate »