Cursos Intensivos de Inglês

Os cursos de inglês conhecidos como IEP (Intensive English Program) ou ESL (English as a Second Language) são muito procurados por pessoas que querem aperfeiçoar o inglês nos EUA, aliando a prática do idioma à experiência internacional.

Com mais de 400 cursos de inglês para alunos internacionais, as instituições oferecem muitas opções, desde o inglês acadêmico para universitários, até cursos de inglês para áreas específicas (English for Special Purposes).

Critérios

Para encontrar o curso ideal, existem alguns critérios que podem ser levados em consideração:

  • Credenciamento das instituições;
  • Localização geográfica;
  • Clima;
  • Atividades e interesses;
  • Tipos de programas;
  • Tipos de instituições (universidades ou instituições particulares);
  • Tempo de duração do programa e disponibilidade para estudar;
  • Acomodações.

O processo

Os custos variam bastante conforme a localização e o tipo de instituição que oferece o curso.

Além disso, várias escolas exigem comprovação de renda, que poderá ser feita através de uma carta do seu banco, certificando que o seu saldo médio comporta os custos indicados pela instituição.

Uma vez inscrito no programa,  o aluno receberá da instituição em que se matriculou o formulário “I-20″ (Certificate of Eligibility). Com ele, o passaporte e a comprovação de renda, o aluno deverá ir ao Consulado Americano para solicitar o visto de estudante (F1).

Ferramentas

Além do site do EducationUSA, que oferece uma abordagem aos primeiros passos para quem quer fazer um curso de inglês nos EUA, existem vários diretórios de órgãos de educação americana que compilam os cursos de inglês oferecidos:

Intensive English USA

Ferramenta de busca do Institute of International Education – IIE. É possível buscar por nome de instituiçãoESP (English for Special Purposes), região dos EUA e estado.

University and College Intensive English Programs

Mapa com os membros do University and College Intensive English Programs (UCIEP). O site também conta com brochuras dos cursos dentro das universidades.

EnglishUSA

Diretório de programas de inglês de escolas que fazem parte do American Association of Intensive English Programs, tanto dentro de universidades quanto de instituições privadas. A busca pode ser feita por estadocidadenome do programainstituiçãotipo de programa e outros critérios.