Pós-Graduação

Saiba sobre Certificate Programs, Mestrado e Doutorado nos EUA!

Quando falamos em pós-graduação no Brasil temos que lembrar que há programas de pós-graduação latu sensu e strictu sensu. Os programas latu sensu podem ter diferentes durações, e conferem um diploma de especialização. Os programas strictu sensu são os de Mestrado e Doutorado. Agora, que tipos de programa existem nos EUA? Nos EUA, não existe a nomenclatura latu sensu e strictu sensu, mas existem programas que são equivalentes. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre Certificate Programs, Mestrado e Doutorado nos EUA.

Cursos de curta duração – Certificate Programs

Algumas universidades nos EUA oferecem cursos de curta duração em algumas áreas de interesse. A duração desses cursos pode variar de 1 ou 2 meses a 1 ano e meio, e são voltados a jovens recém formados ou com alguma experiência profissional.

Doutorado

As universidades de pesquisa nos EUA são bastante conhecidas e estão sempre entre as mais bem vistas do mundo. Esse sistema de pesquisa inclui alunos de doutorado que produzem conhecimento, pesquisam e publicam resultados importantes. Há programas de doutorado em uma variedade de áreas, e cada um tem suas especificações em termos dos documentos pedidos na admissão de um candidato e que tipos de bolsas podem oferecer.

Mestrado

Os mestrados nos Estados Unidos possuem dois focos principais: profissional e acadêmico. Os mestrados profissionais têm um caráter prático e de preparo para o mercado de trabalho, e podem durar de 1 a 2 anos. Exemplos desse tipo de mestrado são o LLM, na área de direito, e o MBA, na área de administração. Os mestrados acadêmicos estão disponíveis em todas as áreas de estudo, e geralmente têm duração de 2 anos. Outra distinção importante é que nem todo mestrado nos EUA pede que o aluno desenvolva uma dissertação; no entanto se o aluno tem a intenção de revalidar seu diploma na volta ao Brasil, é importante que ele desenvolva uma tese.

O que se deve fazer no processo de candidatura?

  • Pesquisar e escolher as instituições para as quais vai fazer o application;
  • Fazer um cronograma com prazos e documentos específicos pedidos por cada instituição;
  • Fazer os testes exigidos—GRE ou GMAT, e TOEFL ou IELTS;
  • Preencher formulários de inscrição e formulários complementares;
  • Escrever redações;
  • Pedir aos seus professores/chefes cartas de recomendação;
  • Traduzir históricos escolares.