Conheça as Provas para Graduação

O processo de candidatura para programas de graduação nos EUA é holístico. Alguns aspectos quantitativos são demonstrados e avaliados através dos resultados de provas (standardized testing).

No processo de admissão para as universidade nos Estados Unidos, as provas pedidas podem variar, bem como o peso que elas podem ter na avaliação da sua candidatura.

Cabe ao candidato verificar com cuidado quais provas são exigidas por cada universidade para a qual ele pretende se candidatar. Com esse levantamento, fica mais fácil realizar a prova mais adequada e se preparar de acordo com  seus objetivos.

TOEFL ou IELTS

Como aluno internacional, é necessário apresentar habilidade com a língua inglesa. Para avaliar e demonstrar a fluência no uso do inglês, as provas mais comuns que podem ser realizadas são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) OU o IELTS (International English Language Testing System).

SAT Subjects

Algumas universidades pedem, além de uma prova que demonstra o nível de inglês e outra que demonstra os conhecimentos gerais, uma prova que demonstre conhecimentos específicos em áreas como matemática, geografia, biologia, quimica, história etc. Esses são os Subject Tests, também conhecidos como SAT II. O aluno pode escolher até 3 matérias, de cerca de 20 disponíveis, para realizar num mesmo dia de prova. Em geral, só precisa enviar resultado de 2 delas para as universidades.

SAT ou ACT

Muitas universidades pedem uma prova de conhecimentos gerais, tanto para americanos, quanto para alunos internacionais. Essas provas procuram avaliar a capacidade de raciocínio lógico e habilidades de leitura e redação de cada candidato. Os resultados nessas provas  podem tornar o  aluno mais competitivo para a conquista de uma vaga em grandes universidades, mas não são o parâmetro decisivo de admissão. As duas provas aceitas para cumprir este requisito são o SAT (Scholastic Aptitude Test) e o ACT (American College Testing).

Universidades Test-Optional

Há ainda universidades que são Test Optional, ou seja, que não exigem provas de conhecimentos gerais. Essas universidades entendem que nem todos os alunos se saem bem em provas padronizadas, e então propõe uma alternativa ao envio dos resultados dessas provas. Essa alternativa pode ser uma redação extra, um trabalho escolar com comentários do professor e notas, SAT Subject Tests etc. Uma lista de universidades que têm essa política em relação a provas de conhecimentos gerais está no site www.fairtest.org.

Conhecer as características de cada prova pode te ajudar a escolher o formato que será a melhor opção para você.

Todas estas provas podem ser realizadas em diversas cidades no Brasil. Recomendamos que o aluno se informe e procure se inscrever com alguns meses de antecedência. Algumas destas provas tem grande procura, e as vagas podem acabar antes mesmo do prazo máximo de inscrição. Datas e locais estão disponíveis no site específico de cada prova.