O Processo de Transferência

Transferir para uma universidade americana é possível?

A resposta simples é: sim. Mas vamos desenvolver uma resposta holística abaixo.

Frequentemente aparecem alunos nos nossos escritórios que dizem “estou na faculdade aqui, mas quero começar do zero lá”. Na maioria das universidades americanas, uma vez que você começou a faculdade aqui e já completou mais de 1 semestre ou 1 ano, o seu processo de admissão à instituição passa a ser chamado de transferência, ainda que queira estudar algo completamente diferente.

Quem já completou 1 ou 2 semestres de uma universidade no Brasil, é geralmente considerado aluno de transferência.

O processo de admissão para transferência é bastante parecido com a admissão para um primeiro-anista, mas requer atenção a alguns detalhes:

 

  • Ser ou não ser aluno de transferência: cada universidade tem uma definição própria para quais alunos vão ser considerados de transferência. É preciso verificar site por site, e muitas vezes confirmar algumas situações com a universidade.
  • Necessidade (ou não) de SAT ou ACT: dependendo de quantos semestres você cursou ou créditos acadêmicos você completou no Brasil, algumas universidades podem ou não pedir que envie os resultados do SAT ou ACT.
  • Formulários e cartas de recomendação: na maioria das vezes, além de fornecer um histórico atualizado para você, sua faculdade aqui deverá preencher alguns formulários a serem enviados no processo. Além disso, algumas vezes pode ser importante ter uma carta de recomendação de um dos professores da faculdade também.
  • Ajuda financeira: há menos oportunidades de bolsas para alunos de transferência, do que para primeiro-anistas. Se o aluno precisa de ajuda financeira, ele deve pesquisar cuidadosamente as possibilidades.