FAQ

Tire suas dúvidas sobre o Programa Oportunidades Acadêmicas aqui.

O Programa busca apoiar estudantes com excelência acadêmica, inglês fluente, sem condições financeiras a se candidatarem às universidades americanas para graduação e pós-graduação (mestrado ou doutorado), com o objetivo de buscar admissões e bolsas em universidades nos EUA. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato:

Quando saem os resultados?

Graduação: Os resultados costumam ser divulgados até a primeira semana de março do ano de participação no programa.

O que o programa oferece?

O programa oferece acompanhamento acadêmico e cobre todos os custos do processo de candidatura às universidades dos EUA. Alunos elegíveis têm grande potencial acadêmico, baixa renda e disposição para trabalhar no processo de admissão para estudar em uma instituição de ensino superior nos Estados Unidos.

Quando o processo seletivo encerra?

Graduação: às 23:59 do dia 01 de janeiro (horário de Brasília).

Quais os pré-requisitos para ser selecionado para o programa Oportunidades Acadêmicas?

Demonstrar: - Excelência acadêmica - Nível avançado de inglês, - Ser de um contexto socioeconômico com acesso a recursos limitados, - Envolvimento em atividades extracurriculares significativas, apresentando envolvimento comunitário e características de destaque como liderança.

Quanto custa para aplicar para uma universidade norte-americana?

O processo de admissão a universidades americanas inclui provas de inglês (TOEFL, IELTS ou Duolingo), de conhecimento geral (SAT ou ACT, para graduação e GRE ou GMAT, para pós-graduação), tradução de documentos, taxas de candidatura, etc. O custo total do processo pode variar entre $1000 a $3000 dólares, dependendo da quantidade de universidades para as quais o aluno se candidata.

Existe alguma restrição de área de estudo?

Para graduação, o programa não contempla alunos que estejam interessados em Medicina, Direito, Veterinária, Odontologia ou Psicologia, pois esses cursos não estão disponíveis para alunos durante a Graduação nos EUA. Todas áreas de estudo são possíveis na modalidade pós-graduação.

Existe uma idade mínima para aplicar para o Oportunidades Acadêmicas?

Não há idade mínima para se candidatar. Graduação: o candidato deve estar cursando o último ano do Ensino Médio/Técnico em 2024, ou concluir/ter concluído o Ensino Médio/Técnico em dezembro de 2023.

Se eu me candidatei no ano passado posso me candidatar de novo?

Se você ainda está dentro dos critérios estabelecidos pelo programa, sim. Você pode aplicar novamente.

Preciso preencher o formulário de inscrição de uma vez?

Você poderá acessar o formulário quantas vezes precisar. Ao final de cada página do formulário, você deve salvar o formulário e as informações preenchidas. Você deve submeter uma única inscrição. Inscrições incompletas, sem a devida documentação anexa, e em português serão automaticamente desclassificadas.

Que informações são solicitadas na candidatura?

1. Informações pessoais (R.G., endereço, telefones, etc)
2. Informações educacionais (Graduação: escola, coordenador, ano, lista de atividades extra-curriculares, etc. Pós-graduação: histórico escolar, link para o currículo Lattes, link para o Linkedin, etc)
3. Informações sobre contexto familiar (endereço, telefones, profissão, etc) – apenas para graduação
4. Informações financeiras (salários dos pais, despesas da casa, valor do aluguel ou do imóvel, informações de outros bens, etc.)

Quais são os documentos que preciso anexar à minha candidatura?

Para podermos analisar o perfil de cada candidato, serão exigidos os seguintes documentos:

Graduação:

1. Histórico Escolar do Ensino Médio;

2. Carta de Recomendação (opcional)

3. Comprovantes de Renda de cada responsável legal (contra-cheque, imposto de renda ou declaração de autônomo com a renda mensal);

4. Duas contas de energia elétrica recentes;

Quantas redações são exigidas?

Todo o formulário deve ser preenchido em inglês. Formulários preenchidos em Português serão desclassificados automaticamente. Da mesma forma, as redações serão escritas em inglês e, caso não atendam ao tema, serão desclassificadas. Para Graduação: Há duas opções de tema de redação. Você deve escolher uma delas e desenvolver um texto entre 250 e 300 palavras.

Para quem posso pedir carta de recomendação? Ela é obrigatória?

Para a Gradução, a carta de recomendação é opcional e deve ser de professor, coordenador ou do diretor/vice-diretor da sua escola do ensino médio. A carta deve seguir os critérios abaixo:

1. Podem ser em português ou inglês;

2. Devem conter a logomarca e endereço da escola;

3. Devem estar datadas e assinadas (a assinatura pode ser digital).

Não me encaixo no perfil financeiro pedido pelo programa Oportunidades Acadêmicas, mas queria ter acompanhamento do meu processo de admissão. Existe alguma possibilidade?

O EducationUSA oferece acompanhamento para qualquer aluno interessado em estudar nos EUA. Se você não se encaixa no perfil pedido pelo programa Oportunidades Acadêmicas, pode entrar em contato com o escritório EducationUSA mais próximo de você para ter informações sobre estudar nos EUA e acompanhamento ao longo do seu processo de admissão. Encontre o escritório mais próximo em www.educationusa.org.br/nossas-unidades.

Ainda com dúvidas?
Entre em contato.